Busca Talentos

BUSCA TALENTOS

23.09.2019

Concurso de Bolsas de Estudo para a 1ª série do Ensino Médio do Colégio Energia de Blumenau

Edital 2019

  1. Do processo de inscrição

A inscrição é gratuita e deve ser feita no site www.energiablu.com.br até o dia 17/10/2019.

  1. Da habilitação para inscrição

Estarão habilitados a fazer a inscrição para o concurso de bolsas do Colégio Energia Blumenau, os alunos que estiverem regularmente matriculados no último ano do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais, comunitárias e estaduais, e em escolas de rede particular. Os alunos classificados na última etapa deverão apresentar comprovante de frequência para comprovar a procedência e seu respectivo ano de estudo/série.

  1.  Do preenchimento do requerimento de inscrição

É de exclusiva responsabilidade do candidato ou de seu representante legal o correto preenchimento da ficha de inscrição.

  1.  Da assinatura

O candidato ou seu representante legal, ao confirmar sua inscrição, declara-se ciente e de acordo com todas as normas deste edital e aceita as decisões que possam ser tomadas pela comissão organizadora, nas situações não previstas.

  1.  Da validade da inscrição

Ao candidato só será permitido uma inscrição, considerando-se válida a de data mais recente.

2 Das provas

O concurso para bolsas de estudo será realizado em uma única fase, com provas compostas de questões de múltipla escolha nas disciplinas de Português, Matemática, História, Filosofia e ciências para Ensino Médio, que acontecerão apenas em um dia. Só estarão aptos a realizar a prova os inscritos que participarem das aulas de revisão que acontecerão no período matutino das 7h30 às 10h.

2.2 Do conteúdo das disciplinas

As provas abrangerão as habilidades e competências exigidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs – Ministério da Educação – MEC, de acordo com o conteúdo das disciplinas de nível do nono ano do ensino fundamental.

De forma geral o candidato deverá:

Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática e científica.

Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais de processos histórico-filosóficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações – problema.

Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

2.3 Do calendário do concurso

As provas serão aplicadas na seguinte data:

Etapa Data Evento Horário
01 19/10/2019 Aulão de Revisão Das 7h30min às 10h
02 19/10/2019 Aplicação das Provas Das 10h30min às 12h30min
03 26/10/2019 Aplicação da redação Das 10h as 11h.

2.4 Do local de apresentação do candidato

Na sede do Colégio Energia Blumenau, Rua Cap. Euclides de Castro, 142 – Centro Blumenau. Telefone (47) 3322-0033.

2.5 Da prova

A Prova será feita em duas etapas:

A primeira etapa objetiva classificatória com 36 questões.

A segunda etapa somente com as 10 melhores notas da primeira etapa, composta por uma redação e uma entrevista com a direção e psicóloga escolar (a entrevista será agendada com o aluno pretendente da bolsa e seus pais).

A prova da primeira etapa será composta das seguintes quantidades de questões:

Séries Port Mat His Fil Ciências
9º Ano 9 9 6 6 6

2.6 Do cartão de respostas

É de exclusiva responsabilidade do candidato o correto preenchimento do cartão de respostas de acordo com as instruções do caderno de provas, não havendo substituição do mesmo em caso de registro errado ou rasura.

Para o registro no cartão de respostas o candidato deverá utilizar caneta esferográfica de cor azul ou preta.

3. Do acesso ao local das provas

O candidato somente poderá fazer as provas mediante a apresentação do documento de identidade ou documento oficial com foto e participação das aulas de revisão no período matutino.

4. Dos gabaritos e dos cadernos de provas

As provas não serão entregues aos candidatos. Os gabaritos das provas serão divulgados às 14h do dia 21 de outubro de 2019, no site: www.energiablu.com.br.

5. Da revisão das provas

 O candidato ou responsável terá até 48 horas após as provas para questionar o gabarito e apresentar recurso para protocolo na secretaria do Colégio Energia, e 24 horas o recurso será julgado. Não será feito recontagem de pontos caso o recurso seja indeferido. O recurso deverá ser enviado para coordenacao@energiablu.com.br.

6. Da classificação

Os alunos serão classificados segundo o somatório do desempenho da primeira etapa, da nota de redação e pela entrevista.

6.1 Do critério de desempate

Em caso de empate da classificação, serão considerados na seguinte ordem: O candidato classificado será aquele com melhor desempenho das questões Português, matemática, ciências, filosofia e história.

6.2 Da Concessão das Bolsas

As bolsas de estudos serão concedidas no período matutino aos primeiros colocados gerais, na seguinte ordem:

ALUNOS COLOCAÇÃO PRÊMIO
        1°     70%
        2°     60%
        3°     50%

6.3 Da Validade

Cada uma dessas bolsas terá validade apenas para o ano letivo de 2020 com efetivação de matrícula até 8 de novembro de 2019; será intransferível e não inclui material didático, uniforme e despesas de expediente.

Para manutenção da bolsa é necessário que o aluno obtenha média em todas as disciplinas e tenha um comportamento exemplar durante todo o período letivo. A direção se vê no direito de cancelar a bolsa caso o aluno apresente problemas disciplinares ou de rendimento.

6.4 Dos resultados

Os candidatos classificados serão comunicados pela escola. Os candidatos que não forem comunicados poderão ter acesso a sua classificação no site www.energiablu.com.br, a partir do dia 24/10/2019.

7. Dos Impedimentos

7.1 Da eliminação do candidato

O candidato que não participar das aulas de revisão; chegar após o horário de início da prova; comunicar-se com outros candidatos; fizer uso de calculadoras; porta aparelhos de comunicação de qualquer espécie; usar de meios ilícitos ou utilizar documentos falsos será eliminado do concurso.

7.2 Da saída da sala

Só será permitido ao candidato retirar-se da sala de prova após 30 min. do início da prova.

O candidato não poderá deixar a sala com qualquer material de prova, exceto o rascunho do seu gabarito.

 Os três últimos candidatos a terminarem a prova deverão deixar a sala de provas juntos.

7.3 Da efetivação da matrícula

Os candidatos que participarem do concurso só serão efetivamente matriculados se apresentarem toda documentação exigida pelo Regimento Interno do Colégio.

Obs. Os candidatos premiados autorizam o uso de sua imagem pelo Colégio Energia, para fins de publicidade e divulgação.

Blumenau, setembro de 2019.

Direção Geral

Colégio Energia Blumenau

COMPARTILHAR:

Postado por: Vox Brazil Comunicação

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp!

× Como posso te ajudar?