Por que preciso estudar certas coisas?

POR QUE PRECISO ESTUDAR CERTAS COISAS?

14.05.2020

Está aí uma pergunta que me intrigou durante muitos anos, principalmente durante o meu ensino médio. Sabe quando o professor começa um novo conteúdo e você não consegue ver uma aplicação prática para o que está aprendendo? E aí começa a se perguntar: “onde eu vou usar isso? ” Ou ainda “porque eu preciso aprender isso”; “por que eu preciso aprender fórmula de Bhaskara? ”

 Se você se identificou com as perguntas acima, estamos juntos! Agora, eu preciso te contar algo que só descobri na faculdade, quando comecei a estudar as teorias de aprendizagem. Os conteúdos que estudamos durante todo o período escolar estão lá por alguma razão. Vamos tentar entender isso melhor.

Se você passa mais tempo reclamando dos conteúdos do que estudando, pare para pensar qual é a relação que você tem com seus estudos. Um dos pontos que mais atrapalham a assimilação dos conteúdos é encará-los como obrigação. A palavra “obrigação” já nos remete à ideia de algo que eu não gostaria de fazer mas terei de fazer mesmo assim, contra a minha vontade. E aí já se estabelece a primeira barreira. Portanto, saiba que estudar não será chato se você utilizar algumas estratégias para tornar esse momento agradável e prazeroso.

Entenda que as escolhas que você faz hoje é que determinam como será a sua vida nos próximos anos. Pare um instante e reflita sobre o motivo de você ir à escola todos os dias:

(   ) porque é lei;

(   ) porque meus pais me obrigam;

(   ) porque isso vai me garantir um futuro melhor;

(   ) porque gosto mesmo de estudar;

(   ) porque quero ser um ser humano melhor;

(   ) outros;

                Deixa eu contar para você o que acontece no cérebro de quem tem o hábito de estudar. Lembrando que frequentar a escola todos os dias não significa que você tem hábitos de estudo. Afinal, você pode estar na sala de aula, sem que esteja de fato estudando. As áreas do cérebro que são ativadas enquanto você realiza um cálculo matemático são as mesmas envolvidas nos processos de tomada de decisão. Ou seja, aprender Matemática, por exemplo, pode ajudá-lo a ser mais eficiente na resolução de problemas cotidianos

                Entenda que a escola tem como objetivo te estimular a pensar, questionar, refletir e encontrar a melhor forma de solucionar os problemas e não estou falando só dos problemas matemáticos.

                Por Aline Inês Hendges

COMPARTILHAR:

Postado por: webvoxbrazil

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp!

× Como posso te ajudar?
X